TESE, CAPÍTULOS, ARTIGOS


O Áureo andou escrevendo umas coisas por aí... Que tal ler a tese do menino? Se você quiser aumentar o número de leitores da tese de três para quatro, fique à vontade, você encontra o texto aqui. A tese se chama Cholera and the Literary Imagination in Europe, 1830-1930. Sim, o Áureo teve que escrever as quase 400 páginas em inglês, mas deu tudo certo, ele passa bem.
Se inglês não é a sua praia, ele escreveu em português um dos capítulo do livro Epidemias: história, literatura, cultura que você pode baixar gratuitamente aqui. Ou então, ele escreveu em colaboração com uma pesquisadora da UFRJ um artigo sobre a história das vacinas que está aqui.
Fora isso, o Áureo espalhou alguns capítulos e artigos no exterior. Você pode lê-los gratuitamente aqui:
-
Universidade de Chicago: Three facets of the literary imagination of Cholera: hysteria, ridicule, and the rise of bacteriology
-
Universidade de Roma Tre: Some reasons for the re-emergence of the Plague metaphors during the Coronavirus Pandemic
-
Universidade de Aix-en-Provence: Disgust and avoidance: the silence around cholera and its symptoms in 19thcentury literature
-
Universidade de Salerno: Disgust, taboo and poverty: some aspects of the literary imagination of cholera from the 1830s to the 1860s
-
Universidade de Colônia: A Varíola na Literatura Brasileira: sanitarismo, barbárie e identidade nacional
-
Universidade de Viena: The Crowd as a Pandemic Character: determinism, entertainment and transgression in literature
-
Universidade de Viena (com Ana Carolina Torquato): The role of animals in Pandemic Narratives: forewarning disaster, causing outbreaks, conferring immunity
PALESTRA A CONVITE DA UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM E UNIVERSIDADE LIVRE DA GRÉCIA
O Áureo foi convidado a falar para a Commission of Science and Literature em um evento promovido pelas Universidades de Birmingham, na Inglaterra, e a Universidade Livre da Grécia. Trata-se de um ciclo de palestras chamado Literature and the Pandemics in Historical Perspectives. Áureo relacionou em sua fala as pandemia de cólera, peste, influenza e coronavírus, sempre em diálogo com a cultura e a arte. Sua apresentação intitula-se The Plague and the Mob: group identity and anonymity in literature from the Black Death to the Influenza Pandemic. Assista abaixo!


APRESENTAÇÃO PARA A UNIVERSIDADE
DE CARDIFF
Assista a apresentação do Áureo ao grupo de estudos ScienceHumanities da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.
Áureo foi convidado a falar sobre sua pesquisa de doutorado, apontando paralelos entre as pandemias de cólera de 1800 e a atual crise do Coronavírus. Ela foi feita em inglês e se chama Cultural and Literary Parallels Between the Cholera and Coronavirus Pandemics.
Divirta-se!
ENTREVISTA PARA A UNIVERSIDADE DE MUNIQUE
O Áureo foi entrevistado a respeito de sua pequisa de doutorado pelo grupo de pesquisa Vigilanzkulturen da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU). Na entrevista, Áureo fala sobre as pandemias de cólera do século XIX e seu impacto sobre a literatura e a cultura, bem como a relação de tudo isso com o Corona. E ele também fala um pouquinho do Literatura Viral!
Leia a entrevista em inglês aqui ou uma versão mais curta em português aqui.
E-BOOKS GRATUITOS
O Áureo produziu em colaboração com a Academia Médica dois e-books sobre as Humanidades Médicas. O primeiro discute como os médicos são representados na literatura, nos filmes e séries, e pode ser baixado aqui. O segundo lista dez obras-primas da literatura que tratam de doenças que você precisa ler antes de morrer e está aqui.
Os dois livros foram produzidos no âmbito do curso Humanidades Médicas. Gostou e quer se aprofundar? Clique aqui e inscreva-se!
COLABORAÇÕES COM OUTROS PODCASTS
Clássicxs sem Classe
Chá das Cinco com Literatura
Medicina do Conhecimento
Literalmente podcast
Doenças, literatura e humanidades médicas e Dicas de leitura sobre epidemias
.jpg)
Como Estamos?
Medicina e Cirurgia
.jpg)

Tubocast
Literalmente podcast
Viveração podcast
LIVES CONTAGIANTES
André Canto, cineasta e ativista de direitos humanos fala sobre os estigmas relacionados ao HIV no Brasil. André dirigiu o filme Carta Para Além dos Muros, um documentário informativo e comovente sobre o impacto do HIV e da AIDS no Brasil. É imperdível, assista na Netflix! André também busca quebrar tabus com o projeto de educação sexual @PrecisamosFalarSobreIsso. Assista no IGTV do Literatura Viral.
Nossa terceira live foi sobre a Melancolia e a loucura na Óperas!
Conversamos com a super pesquisadora Viviane Kubo que é psicóloga, cantora e doutora em musicologia pela UNICAMP. Viviane também é professora do curso de Música e Produção Musical da PUCPR. Na live falamos de seu livro Malinconia d’amore: a melancolia e os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do século XVII. Veja lá na IGTV!
Na segunda live do Literatura Viral discutimos a História da Morte na Idade Média com Willibaldo Ruppenthal Neto, que é doutorando em História na UFPR, professor de teologia na FABAPAR e autor do livro que será publicado em breve A Morte na Idade Média.
Falamos sobre cemitérios, Dante, a peste, cristianismo, fantasmas, danças macabras e mais! O papo está imperdível, assista na IGTV!
Desta vez discutimos as epidemias nas Histórias em Quadrinhos com o pesquisador e tradutor Matheus Calci. Ele estuda Línguas Estrangeiras Aplicadas na UnB e é professor de História dos Quadrinhos! Ele luta para aumentar a aceitação dos quadrinhos em seu canal no insta @m_calci.
O papo foi ótimo, Matheus falou sobre o valor dos quadrinhos, vírus inventados e até gibis sobre o câncer. Tá na IGTV!
Neste bate-papo, Fabiola Oliveira falou conosco sobre orientalismo, feminismo e maternidade em perspectiva islâmica.
Fabiola é formada em Letras e é a mente por trás do @fabiolaoliveir, perfil que busca educar sobre o Islã e quebrar preconceitos no Instagram.
Assista essa conversa tão interessante sobre o véu, a multiplicidade do Islã e, novamente, sobre o que é o Orientalismo na nossa IGTV!
Desta vez conversamos com Aycha Sleiman sobre Orientalismo, uma série de ideologias eurocêntricas usadas para subjugar e controlar culturas não-europeias, especialmente na Ásia.
Aycha é estudante de relações internacionais e é ativista. Seu excelente perfil @des.orientese busca educar sobre feminismo islâmico e decolonialismo no Instagram. Falamos sobre imperialismo, doenças, o véu e mais. Assista!
Nessa live discutimos com Rodrigo Silbat como a produção artística e as doenças interagem. Rodrigo é ator e dançarino e dirige artisticamente o Coletivo Contágio, de que também participam Ará Silva e Leandro Noronha. A proposta do grupo é discutir o HIV através da arte para educar, questionar, desconstruir. Confira o trabalho lindo deles no Insta @coletivocontagio. E não perca!

ASSISTA AS PALESTRAS PASSADAS