PALESTRA A CONVITE DA UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM E UNIVERSIDADE LIVRE DA GRÉCIA

O Áureo foi convidado a falar para a Commission of Science and Literature em um evento promovido pelas Universidades de Birmingham, na Inglaterra, e a Universidade Livre da Grécia. Trata-se de um ciclo de palestras chamado Literature and the Pandemics in Historical Perspectives. Áureo relacionou em sua fala as pandemia de cólera, peste, influenza e coronavírus, sempre em diálogo com a cultura e a arte. Sua apresentação intitula-se The Plague and the Mob: group identity and anonymity in literature from the Black Death to the Influenza Pandemic. Assista ao lado!

University-of-Birmingham-Logo_0.jpg
hellenic.png
Literatura%20Viral_edited.jpg

APRESENTAÇÃO PARA A UNIVERSIDADE

DE CARDIFF

Cardiff-University-logo-for-website.jpg

Assista a apresentação do Áureo ao grupo de estudos ScienceHumanities da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Áureo foi convidado a falar sobre sua pesquisa de doutorado, apontando paralelos entre as pandemias de cólera de 1800 e a atual crise do Coronavírus. Ela foi feita em inglês e se chama Cultural and Literary Parallels Between the Cholera and Coronavirus Pandemics.

Divirta-se! 

ENTREVISTA PARA A UNIVERSIDADE DE MUNIQUE

O Áureo foi entrevistado a respeito de sua pequisa de doutorado pelo grupo de pesquisa Vigilanzkulturen da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU). Na entrevista, Áureo fala sobre as pandemias de cólera do século XIX e seu impacto sobre a literatura e a cultura, bem como a relação de tudo isso com o Corona. E ele também fala um pouquinho do Literatura Viral!

Leia a entrevista em inglês aqui ou uma versão mais curta em português aqui.

Logo da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU). São dois quadrados verde-escuros, colocados lado a lado, sobre os quais lê-se o nome da instituição em branco. Estão aqui porque Áureo foi entrevistado pela universidade.
Imagem de um iPad em que vemos a capa de um livro. O livro é amarelo vivo e vemos também a imagem de uma mulher olhando para nós através de uma lupa. A mensagem "Medina e Literatura" aparece em negro ao lado dela.
Em um iPad vemos a capa roxa de um livro entitulado "10 obras primas sobre doenças". Há um círculo verde com mensagem "e-book gratuito" sobreposta ao iPad.

E-BOOKS GRATUITOS

O Áureo produziu em colaboração com a Academia Médica dois e-books sobre as Humanidades Médicas. O primeiro discute como os médicos são representados na literatura, nos filmes e séries, e pode ser baixado aqui. O segundo lista dez obras-primas da literatura que tratam de doenças que você precisa ler antes de morrer e está aqui.

 

Os dois livros foram produzidos no âmbito do curso Humanidades Médicas. Gostou e quer se aprofundar? Clique aqui e inscreva-se! 

LIVES CONTAGIANTES

Uma imagem com fundo azul e laranja bastante vivos. Mesmas cores das capas dos episódios do podcast. Há fotos redondas com o rosto de dois homens em preto-e-branco. Um dele é o apresentador do Literatura Viral, Áureo Lustosa Guérios. A imagem já apareceu na página anteriormente. O outro é André Canto, direto do documentário "Carta para Além dos Muros". Os logos do podcast também constam na imagem que convida para a live no Instagram do podcast.

André Canto, cineasta e ativista de direitos humanos fala sobre os estigmas relacionados ao HIV no Brasil. André dirigiu o filme Carta Para Além dos Muros, um documentário informativo e comovente sobre o impacto do HIV e da AIDS no Brasil. É imperdível, assista na Netflix! André também busca quebrar tabus com o projeto de educação sexual @PrecisamosFalarSobreIsso. Assista no IGTV do Literatura Viral.

Convite à Live no Instagram. Viviane Kubo aparece à direita em uma foto frontal com um modesto sorriso. Cabelos longos. A seu lado seu CV: cantora, psicóloga, doutora em musicologia, professora da PUCPR e autora do livro Malinconia d'amore: a melancolia e os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do século XVII. Imagem em verde e branco. A imagem de Áureo Lustosa Guérios está abaixo à esquerda, assim como o logo do Literatura Viral.

Nossa terceira live foi sobre a Melancolia e a loucura na Óperas! 

Conversamos com a super pesquisadora Viviane Kubo que é psicóloga, cantora e doutora em musicologia pela UNICAMP. Viviane também é professora do curso de Música e Produção Musical da PUCPR. Na live falamos de seu livro Malinconia d’amore: a melancolia e os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do século XVII. Veja lá na IGTV!

Na segunda live do Literatura Viral discutimos a História da Morte na Idade Média com Willibaldo Ruppenthal Neto, que é doutorando em História na UFPR, professor de teologia na FABAPAR e autor do livro que será publicado em breve A Morte na Idade Média.

Falamos sobre cemitérios, Dante, a peste, cristianismo, fantasmas, danças macabras e mais! O papo está imperdível, assista na IGTV!

Anúncio que convida a uma live no Instagram. Vemos a foto com margem redonde de dois homens, um é Áureo, o apresentador do Literatura Viral, outro é Willibaldo Ruppenthal, o convidado. A Imagem é alaranjada e branca e anúncia a discussão sobre História da Morte.

Desta vez discutimos as epidemias nas Histórias em Quadrinhos com o pesquisador e tradutor Matheus Calci. Ele estuda Línguas Estrangeiras Aplicadas na UnB e é professor de História dos Quadrinhos! Ele luta para aumentar a aceitação dos quadrinhos em seu canal no insta @m_calci.

O papo foi ótimo, Matheus falou sobre o valor dos quadrinhos, vírus inventados e até gibis sobre o câncer. Tá na IGTV!

Lives Contagiosas (1).jpg
Chamada para a live sobre Islã e Orientalismo com Fabiola Oliveira. Sua imagem ao lado aparece de véu branco e preto. É uma mulher jovem usando o hijab. Fabiola Oliveira é formada em Letras e discute maternidade e feminismo em seu perfil no Instagram. Abaixo vemos a foto de Áureo Lustosa Guérios. O Fundo é azul e verde.

Neste bate-papo, Fabiola Oliveira falou conosco sobre orientalismo, feminismo e  maternidade em perspectiva islâmica.

Fabiola é formada em Letras e é a mente por trás do @fabiolaoliveir, perfil que busca educar sobre o Islã e quebrar preconceitos no Instagram. 

Assista essa conversa tão interessante sobre o véu, a multiplicidade do Islã e, novamente, sobre o que é o Orientalismo  na nossa IGTV

Lives Contagiosas (2).jpg

Desta vez conversamos com Aycha Sleiman sobre Orientalismo, uma série de ideologias eurocêntricas usadas para subjugar e controlar culturas não-europeias, especialmente na Ásia. 

Aycha é estudante de relações internacionais e é ativista. Seu excelente perfil @des.orientese busca educar sobre feminismo islâmico e decolonialismo no Instagram. Falamos sobre imperialismo, doenças, o véu e mais. Assista!

Nessa live discutimos com Rodrigo Silbat como a produção artística e as doenças interagem. Rodrigo é ator e dançarino e dirige artisticamente o Coletivo Contágiode que também participam Ará Silva e Leandro Noronha. A proposta do grupo é discutir o HIV através da arte para educar, questionar, desconstruir. Confira o trabalho lindo deles no Insta @coletivocontagio. E não perca

7. Rodrigo Silbat - 23Out.jpg