NOSSA MISSÃO

A missão do Literatura Viral é a de disseminar gratuitamente informações de qualidade de forma interdisciplinar, inclusiva e bem-humorada.

Para isso, empregamos algumas estratégias:

1. combinamos conhecimentos de história cultural, história da medicina e da ciência, crítica de arte e estudos literários para construir um grande panorama cultural que nos ajude a refletir sobre a saúde e a doença. Algo que, inclusive, pode nos fazer compreender melhor a nova realidade imposta pelo Corona.

2. apresentamos visões alternativas e interdisciplinares sobre a saúde que nos permitam perceber que as doenças são construções socioculturais, além de dados biomédicos. Nesse sentido, nosso trabalho pertence ao campo das Humanidades Médicas.

3. propomos uma visão de história global que efetivamente seja global. Procuramos combater o eurocentrismo e o triunfalismo histórico através da inclusividade e da apreciação de tradições historicamente silenciadas. Por esse motivo, almejamos discutir escritoras e escritores de todas as partes do globo, para que a literatura 'universal' realmente apresente vozes de todos os lugares.

4. buscamos comparar a produção artística e cultural em sua inteireza e complexidade. Ainda que demos um enfoque maior sobre a literatura, discutimos também pintura, escultura, cinema, música e, eventualmente, chegaremos à dança, à fotografia e além.

5. fazemos um esforço para produzir episódios leves e divertidos, ainda que os conteúdos apresentados sejam complexos e densos. Partimos do pressuposto de que o aprendizado e a apreciação cultural não devem ser sisudos e difíceis. Muito pelo contrário, o bom-humor nos permite aprender mais e eleva o nível da discussão.

Compactua de nossos valores e quer ajudar o Literatura Viral a cumprir sua missão? Saiba como você pode nos ajudar aqui.

 nossa equipe

Áureo Lustosa Guérios

pesquisa, apresentação, produção

  • Instagram
  • Twitter

Ana Carolina Torquato

revisão e design

Ana Paula Todt

edição, transcrição e comunicação

  • Instagram
  • Twitter
  • Instagram
  • Twitter

Áureo Lustosa Guérios é doutorando em Humanidades Médicas pela Universidade de Pádua. Ele é responsável pela idealização e pesquisa por trás dos episódios e é a voz apresentando o Literatura Viral. Áureo é o único culpado pelas piadas terríveis. Ainda assim, ele insiste em fazê-las, repetindo o mantra de que "piada ruim sempre é bom." Ele também oferece cursos e palestras sobre as Humanidades Médicas. Seu currículo está disponível aqui.

Ana Torquato é doutora em Literatura e Estudos Animais pela Universidade Federal do Paraná e mestra em Literatura pelas universidades de Sheffield (Inglaterra), Nova de Lisboa (Portugal) e Santiago de Compostela (Espanha). Ana lidera os Grupos de Leitura em Língua Inglesa, cursos on-line que unem discussões literárias e ensino de língua. Quer estudar inglês e literatura ao mesmo tempo? Saiba mais aqui e aqui.

Ana Paula Todt é graduada e especializada em Direito pela Universidade Positivo, mas nutre o sonho de cursar Medicina, algo que será realizado em breve, se tudo der certo. Até lá, Ana continua estimando seu diploma de graduada em Grey's Anatomy e procura combinar seus conhecimento humanísticos e científicos, para saciar sua sede por conhecimento.

nossos parceiros

Academia Médica

cursos e palestras

  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

A Academia Médica é uma comunidade que busca ampliar os horizontes do profissionais médicos e de Life Sciences, conectando conhecimentos que as faculdades esquecem de falar. A Academia Médica e o Literatura Viral oferecem em colaboração os cursos de ensino à distância Humanidades Médicas e A Medicina e as Artes. Os cursos são interdisciplinares e abertos a pessoas de todas as áreas. Faça parte de nossa rede!

pessoas a quem somos gratos

AKEMI AOKI

MARLON FIGUEIREDO

VINÍCIOS DALTOÉ

ZULEIKA ZANGHELINI

ÉLIDA DREER

MARIANA MARTINS

GUSTAVO FRECCIA

JOHNATAN BORGES

JULIÁN CAZUNI

FELIPE CLEMENTE

ANDRÉ BEZERRA

LAIS SIRTOLI

LOREN KOÇOLLARI

CHARI SASAKI

MARCELLA GUIMARÃES

ÂNGELO MARAGNO

e todas as pessoas maravilhosas que nos escrevem, apoiam, recomendam e compartilham. Obrigado!

©2020 por Literatura Viral